Depois de dominar alguns conceitos básicos, algumas características específicas dos cabos solares serão apresentadas. Primeiramente, esses cabos devem estar em conformidade com a norma ABNT NBR 16612: 2017, que é específica para cabos de potência para sistemas fotovoltaicos.
Em sistemas fotovoltaicos maiores, conectamos vários módulos em série para gerar uma alta tensão de operação contínua, às vezes próxima de 1000V. Portanto, os cabos adequados para aplicações CC devem ser usados com uma tensão nominal de isolamento igual ou superior à tensão máxima da instalação fotovoltaica.
Condutores isolados não devem ser usados em sistemas fotovoltaicos porque sua tensão de isolamento é muito baixa. Além disso, os cabos dos sistemas fotovoltaicos requerem proteção mecânica, pois podem ser instalados em ambientes expostos às intempéries. Geralmente, a tensão de isolamento dos cabos solares é 0,9 / 1,8 kV em CC.
Como geralmente são instalados em um ambiente exposto às intempéries, os cabos solares fotovoltaicos devem ser resistentes à radiação ultravioleta. Caso contrário, devem ser devidamente protegidos da radiação ultravioleta ou instalados em dutos resistentes à radiação ultravioleta. Alguns fabricantes de cabos solares garantem uma vida útil de pelo menos 25 anos sob luz solar direta.
A temperatura de trabalho do cabo solar é de 90 ° C, podendo funcionar a 120 ° C por um determinado período de tempo, normalmente no catálogo do fabricante, esse tempo é de 20.000 horas.
Durante a instalação dos condutores solares, é importante garantir que eles sejam acomodados e fixados de uma forma que não sofra fadiga devido ao estresse mecânico. Por serem instalados em locais como telhados e locais com estruturas metálicas, devem ser cuidadosamente protegidos de arestas vivas ou perfuradas, que podem danificar a capa protetora e também afetar o isolamento dos cabos.
Uma vez que a vida útil do sistema fotovoltaico é muito longa (estimada em pelo menos 25 anos), é importante que a vida útil de itens diversos, como tubos, braçadeiras e braçadeiras seja igual ou superior à vida útil do sistema . Se isso não for possível, é importante substituir esses itens com manutenção regular após alguns anos.
Os módulos fotovoltaicos possuem cabos para a conexão entre eles, um com polo positivo e outro com polo negativo. Esses cabos são interligados por conectores resistentes à radiação ultravioleta, à prova d’água e difíceis de desconectar por motivos de segurança.
Para fornecer energia ao inversor solar , os cabos solares devem ser conectados do painel à caixa de junção (também chamada de string box). Os cabos que conectam os módulos à caixa de junção devem ser feitos de acordo com a distância entre os componentes do sistema fotovoltaico.
É importante a utilização de um conector da mesma marca e modelo dos demais conectores já fornecidos pelo módulo fotovoltaico neste cabo, a fim de proporcionar maior segurança à instalação.